A oeste da vila de Lourinhã, mesmo no limite do Concelho, situa-se o Vimeiro, terra bem conhecida pela sua proximidade de praias e Termas e ainda pelo lugar que ocupa na História de Portugal. Foi aqui, que as tropas Anglo – Lusas, comandadas pelo general Wellesley venceram o exército Francês dirigido por Junot a 21 de Agosto, em 1808.
Em 1908 o Vimeiro teve a honra de receber Sua Majestade o Rei D. Manuel ll para as comemorações do 1º centenário daquela vitória, inaugurando ao mesmo tempo um Monumento comemorativo.
A quem visite o Vimeiro, vale a pena subir ao ponto mais alto da povoação, onde domina um magnífico panorama e apreciar o singelo mas eloquente Monumento que parece acordar ecos da rumorosa batalha !
Pois bem, inserido nesta histórica povoação, o Restaurante Braga também tem a sua história! Ela começa em 1972 quando o seu proprietário Joaquim Roberto Jorge (mais conhecido por Joaquim Braga), paralelamente à sua actividade de agricultor; dá início com um simples café de província, à organização hoteleira que é hoje uma das mais conhecidas no seu género, na zona em que se encontra integrada.
Em 1974, o seu fundador, já nesta época com larga visão de futuro, avança para a exploração de um restaurante e residencial com a capacidade nesta área de 21 quartos.
Em 1977, (e a partir daqui já com a colaboração do seu genro Duarte Nuno), dá-se nesta firma um desenvolvimento mais intensivo e as suas condições de prestação de serviços progridem sempre. É nesta fase que a Firma começa a impor-se e, a procura cada vez maior por parte dos clientes, leva a que a nova Gerência vá dimensionando os seus serviços de modo a responder à exigência da clientela que aumenta.
Deste modo, no ano de 1985, a sua capacidade de dormidas atinge os 33 quartos equipados com os requisitos exigidos nesta época, bem como salas onde podem ser servidos simultaneamente 350 refeições.
Sempre tentando servir com maior requinte e também porque a procura o exige, em 1993 dá-se a fase de maior desenvolvimento até então verificada : melhoram-se as instalações já existentes, renovam-se as infra-estruturas, os serviços de apoio, desde as cozinhas às instalações de comunicação com telefone e televisão em todos os quartos, cujo número também aumentou.
As salas actuais já comportam 600 refeições servidas em simultâneo.
Oferece ainda os parques de estacionamento com sombras naturais e um campo poli-desportivo bem como um parque infantil.
Tudo está pensado para servir e acolher condignamente todos os que dão a sua preferência a este estabelecimento, pois sem os clientes e amigos desta casa, não haveria história com o nome Restaurante Residencial Braga.